Wednesday 28 March 2018

Negociação quantitativa


O que é 'Negociação Quantitativa'


Negociação quantitativa consiste em estratégias de negociação baseadas em análises quantitativas, que dependem de cálculos matemáticos e crunching de números para identificar oportunidades comerciais. Como a negociação quantitativa é geralmente utilizada por instituições financeiras e fundos de hedge, as transações geralmente são de grande porte e podem envolver a compra e venda de centenas de milhares de ações e outros títulos. No entanto, a negociação quantitativa está sendo mais usada pelos investidores individuais.


BREAKING 'Quantitative Trading'


As técnicas quantitativas de negociação incluem comércio de alta freqüência, negociação algorítmica e arbitragem estatística. Essas técnicas são rápidas e tipicamente têm horizontes de investimento de curto prazo. Muitos comerciantes quantitativos estão mais familiarizados com ferramentas quantitativas, como médias móveis e osciladores.


Compreender a negociação quantitativa.


Os comerciantes quantitativos aproveitam a tecnologia moderna, a matemática e a disponibilidade de bases de dados abrangentes para tomar decisões comerciais racionais.


Os comerciantes quantitativos tomam uma técnica de negociação e criam um modelo dele usando a matemática, e então eles desenvolvem um programa de computador que aplica o modelo aos dados históricos do mercado. O modelo é então testado e otimizado. Se os resultados favoráveis ​​forem alcançados, o sistema é então implementado em mercados em tempo real com capital real.


A maneira como os modelos de negociação quantitativa funcionam pode ser melhor descrita usando uma analogia. Considere um relatório meteorológico em que o meteorologista prevê 90% de chance de chuva enquanto o sol está brilhando. O meteorologista deriva essa conclusão contra-intuitiva coletando e analisando dados climáticos de sensores em toda a área. Uma análise quantitativa computadorizada revela padrões específicos nos dados. Quando esses padrões são comparados com os mesmos padrões revelados em dados climáticos históricos (backtesting), e 90 de 100 vezes o resultado é chuva, então o meteorologista pode tirar a conclusão com confiança, daí a previsão de 90%. Os comerciantes quantitativos aplicam esse mesmo processo ao mercado financeiro para tomar decisões comerciais.


Vantagens e desvantagens da negociação quantitativa.


O objetivo da negociação é calcular a ótima probabilidade de executar um comércio lucrativo. Um comerciante típico pode efetivamente monitorar, analisar e tomar decisões comerciais em uma quantidade limitada de títulos antes que a quantidade de dados recebidos superem o processo de tomada de decisão. O uso de técnicas de negociação quantitativas ilumina esse limite usando computadores para automatizar as decisões de monitoramento, análise e negociação.


A superação da emoção é um dos problemas mais comuns na negociação. Seja medo ou ganância, ao negociar, a emoção serve apenas para sufocar o pensamento racional, o que geralmente leva a perdas. Computadores e matemática não possuem emoções, então o comércio quantitativo elimina esse problema.


Negociação quantitativa tem seus problemas. Os mercados financeiros são algumas das entidades mais dinâmicas que existem. Portanto, os modelos de negociação quantitativa devem ser tão dinâmicos para serem consistentemente bem-sucedidos. Muitos comerciantes quantitativos desenvolvem modelos que são temporariamente rentáveis ​​para a condição de mercado para o qual eles foram desenvolvidos, mas eles finalmente falham quando as condições do mercado mudam.


Uma Visão Geral Simples da Análise Quantitativa.


Todos os altos, baixos e sentimentos potenciais associados ao investimento podem ofuscar o objetivo final - ganhar dinheiro. Em um esforço para se concentrar no último e eliminar o primeiro, a abordagem "quantitativa" para investir procura prestar atenção aos números em vez dos intangíveis.


Digite o "Quants"


Harry Markowitz é geralmente creditado com o início do movimento de investimento quantitativo quando publicou uma "Seleção de portfólio" no Journal of Finance em março de 1952. Markowitz usou matemática para quantificar a diversificação e é citado como um dos primeiros a adotar o conceito de que os modelos matemáticos poderiam ser aplicado ao investimento. Robert Merton, pioneiro na teoria financeira moderna, ganhou um Prêmio Nobel por sua pesquisa de trabalho em métodos matemáticos para avaliar derivados. O trabalho de Markowitz e Merton estabeleceu as bases para a abordagem quantitativa (quant) para investir.


Ao contrário dos analistas tradicionais de investimento qualitativo, os quants não visitam empresas, atendem as equipes de gerenciamento ou pesquisam os produtos que as empresas vendem em um esforço para identificar uma vantagem competitiva. Muitas vezes eles não sabem ou se preocupam com os aspectos qualitativos das empresas em que investem, confiando exclusivamente em matemática para tomar decisões de investimento.


Os gerentes de hedge funds abraçaram a metodologia e os avanços em tecnologia de computação que avançaram ainda mais, pois algoritmos complexos poderiam ser calculados em um piscar de olhos. O campo floresceu durante o boom e o busto das dotcom, já que os quants evitaram em grande parte o frenesi do busto tecnológico e do acidente no mercado.


Enquanto eles tropeçavam na Grande Recessão, as estratégias quantitativas permanecem em uso hoje e ganharam atenção notável por seu papel na negociação de alta freqüência (HFT) que depende de matemática para tomar decisões comerciais. O investimento quantitativo também é amplamente praticado como uma disciplina autônoma e em conjunto com a análise qualitativa tradicional tanto para o aprimoramento do retorno como para a mitigação de riscos.


Dados, dados em todo lugar.


O surgimento da era do computador possibilitou criar enormes volumes de dados em períodos de tempo extraordinariamente curtos. Isso levou a estratégias de negociação quantitativa cada vez mais complexas, à medida que os comerciantes procuram identificar padrões consistentes, modelam esses padrões e os usam para prever os movimentos de preços em valores mobiliários.


Os quants implementam suas estratégias usando dados publicamente disponíveis. A identificação de padrões permite que eles criem disparadores automáticos para comprar ou vender títulos. Por exemplo, uma estratégia de negociação baseada em padrões de volume de negociação pode ter identificado uma correlação entre o volume de negócios e os preços. Então, se o volume de negócios em um estoque específico aumentar quando o preço da ação atinge US $ 25 por ação e cai quando o preço atinge US $ 30, um quant pode configurar uma compra automática em US $ 25,50 e vender automaticamente em US $ 29,50.


Estratégias semelhantes podem ser baseadas nos ganhos, nas previsões de ganhos, nas surpresas de lucros e em outros fatores. Em cada caso, os comerciantes quantos puros não se preocupam com as perspectivas de vendas da empresa, equipe de gerenciamento, qualidade do produto ou qualquer outro aspecto de seus negócios. Eles estão colocando suas ordens para comprar e vender com base exclusivamente nos números representados nos padrões que identificaram.


Além dos ganhos.


A análise quantitativa pode ser usada para identificar padrões que podem se prestar a negócios de segurança rentáveis, mas esse não é seu único valor. Ao ganhar dinheiro é um objetivo que todos os investidores podem entender, a análise quantitativa também pode ser usada para reduzir o risco.


A busca dos chamados "retornos ajustados ao risco" envolve a comparação de medidas de risco, como alfa, beta, r-quadrado, desvio padrão e a relação de Sharpe, a fim de identificar o investimento que irá entregar o maior nível de retorno para o nível de risco. A idéia é que os investidores não devem arriscar mais do que o necessário para atingir seu nível de retorno direcionado.


Assim, se os dados revelarem que dois investimentos provavelmente gerarão retornos similares, mas esse será significativamente mais volátil em termos de variações de preços para cima e para baixo, os quants (e o senso comum) recomendariam o investimento menos arriscado. Novamente, os quants não se preocupam com quem gerencia o investimento, como é o seu balanço, o produto ajuda a ganhar dinheiro ou a qualquer outro fator qualitativo. Eles se concentram inteiramente nos números e escolhem o investimento que (matematicamente falando) oferece o menor nível de risco.


As carteiras de paridade de risco são um exemplo de estratégias baseadas em quantos em ação. O conceito básico envolve a tomada de decisões de alocação de ativos com base na volatilidade do mercado. Quando a volatilidade diminui, o nível de risco assumido no portfólio aumenta. Quando a volatilidade aumenta, o nível de risco na carteira diminui.


Para tornar o exemplo um pouco mais realista, considere um portfólio que divide seus ativos entre o caixa e um fundo do índice S & amp; P 500. Usando o Índice de Volatilidade de Opções de Opções do Conselho de Chicago (VIX) como proxy para a volatilidade do mercado de ações, quando a volatilidade aumenta, nossa carteira hipotética deslocaria seus ativos para dinheiro. Quando a volatilidade diminui, nossa carteira transferirá ativos para o fundo do índice S & P 500. Os modelos podem ser significativamente mais complexos que o que aqui referimos, talvez incluindo ações, títulos, commodities, moedas e outros investimentos, mas o conceito permanece o mesmo.


Quant trading é um processo de tomada de decisão desapaixonado. Os padrões e os números são tudo o que importa. É uma disciplina de compra / venda efetiva, como pode ser executada consistentemente, sem impedimentos pela emoção que muitas vezes é associada a decisões financeiras.


É também uma estratégia econômica. Como os computadores fazem o trabalho, as empresas que dependem de estratégias quantitativas não precisam contratar grandes e caras equipes de analistas e gestores de portfólio. Tampouco eles precisam viajar ao redor do país ou as empresas inspecionando o mundo e se encontrar com a gerência para avaliar potenciais investimentos. Eles simplesmente usam computadores para analisar os dados e executar os negócios.


"Mentiras, mentiras e estatísticas" é uma citação usada com freqüência para descrever a miríade de maneiras em que os dados podem ser manipulados. Enquanto os analistas quantitativos procuram identificar padrões, o processo não é, de forma alguma, atempado. A análise envolve o abate por grandes quantidades de dados. Escolher os dados certos não é de forma alguma uma garantia, assim como os padrões que parecem sugerir certos resultados podem funcionar perfeitamente até não. Mesmo quando um padrão parece funcionar, a validação dos padrões pode ser um desafio. Como todo investidor sabe, não há apostas seguras.


Os pontos de inflexão, como a desaceleração do mercado de ações de 2008/2009, podem ser difíceis nessas estratégias, pois os padrões podem mudar de repente. Também é importante lembrar que os dados nem sempre contam toda a história. Os seres humanos podem ver um escândalo ou uma mudança de gerenciamento à medida que ele está se desenvolvendo, enquanto uma abordagem puramente matemática não pode necessariamente fazê-lo. Além disso, uma estratégia torna-se menos eficaz à medida que um número crescente de investidores tentam empregá-la. Os padrões que funcionam tornar-se-ão menos efetivos à medida que mais e mais investidores tentam lucrar com isso.


The Bottom Line.


Muitas estratégias de investimento utilizam uma combinação de estratégias quantitativas e qualitativas. Eles usam estratégias quantitativas para identificar potenciais investimentos e depois usam análise qualitativa para levar seus esforços de pesquisa ao próximo nível na identificação do investimento final.


Eles também podem usar informações qualitativas para selecionar investimentos e dados quantitativos para gerenciamento de risco. Embora as estratégias de investimento quantitativas e qualitativas tenham seus proponentes e seus críticos, as estratégias não precisam ser mutuamente exclusivas.


S T R E E T DE W A L L S.


Tipos de Estratégias Quantitativas de Negociação de Fundos de Hedge.


Quant Hedge Funds vem em todas as formas e tamanhos - de pequenas empresas com empregados que numeram na adolescência, para fundos internacionais com presença em três continentes. Uma base de ativos maiores não se correlaciona necessariamente com um número maior de funcionários; Em vez disso, a equipe do Hedge Fund é provavelmente uma função do número de estratégias que emprega. Quant Hedge Funds pode se concentrar em ações, renda fixa ou outras classes de ativos, embora raramente um Quant Hedge Fund esteja envolvido em uma estratégia de longo prazo de seleção de ações individualmente, sem cobertura. Muitos CTAs ou "Consultores de Negociação de Cidade" também seriam considerados Quant Hedge Funds, tendo em vista o seu papel na compra ou venda de contratos de futuros, opções em futuros ou contratos de câmbio off-exchange de varejo (ou aconselhando outros a trocar essas commodities).


A tabela a seguir fornece mais detalhes sobre diferentes tipos de estratégias de investimento em Hedge Funds; é importante notar que as versões quantitativas e não quantitativas de quase todos esses estilos de investimento Hedge Fund podem ser construídas:


Relative Value Trading vs. Directional Trading.


As abordagens de negociação / investimento Quantitative Hedge Fund se enquadram em uma das duas categorias: as que utilizam as estratégias de Valor Relativo e aquelas cujas estratégias serão caracterizadas como Direcional. Ambas as estratégias utilizam fortemente modelos de computador e software estatístico.


As estratégias de Relative Value tentam capitalizar relacionamentos de preços previsíveis (muitas vezes - relacionamentos de retorno) entre múltiplos ativos (por exemplo, a relação entre os rendimentos de curto prazo do Tesouro dos EUA vs. os rendimentos de longo prazo do Tesouro dos EUA ou a relação no implícito volatilidade em dois contratos de opção diferentes). As estratégias direcionais, entretanto, normalmente são baseadas em caminhos baseados em tendências ou outros padrões, sugestivos de impulso ascendente ou descendente para uma garantia ou conjunto de valores mobiliários (por exemplo, apostando que os rendimentos de longo prazo dos títulos do Tesouro dos EUA aumentarão ou que a volatilidade implícita declínio).


Relative Value Strategies.


Os exemplos comuns de estratégias de Relativo de Valor incluem a colocação de apostas relativas (ou seja, comprar um bem e vender outro) em ativos cujos preços estão intimamente vinculados:


Títulos governamentais de dois países diferentes Títulos do governo de dois prazos diferentes até o vencimento Títulos de obrigações de capital corporativo versus títulos hipotecários O diferencial de volatilidade implícita entre dois derivativos. Preços de ações versus preços de títulos para um emissor de títulos corporativos. Diferenças de rendimento de obrigações de capital vs. Swap de inadimplência de crédito (CDS ) se espalha.


A lista de estratégias de valor relativo potencial é muito longa; acima são apenas alguns exemplos. Existem três estratégias de Valor Relativo muito importantes e comummente utilizadas para se conscientizar, no entanto:


Arbitragem estatística: negociação de uma tendência de reversão média dos valores de cestas semelhantes de ativos com base em relações comerciais históricas. Uma forma comum de Arbitragem Estatística, ou "Arat Stat", "trading", é conhecida como Equity Market Neutral trading. Nesta estratégia, duas cestas de ações são escolhidas (uma "cesta longa" e uma "cesta curta"), com o objetivo de que os pesos relativos das duas cestas deixem o fundo sem exposição líquida a vários fatores de risco (indústria, geografia, setor, etc. .) Stat Arb também poderia envolver a negociação de um índice contra um ETF similarmente combinado ou um índice versus estoque de uma única empresa. Arbitragem convertível: compra de emissões de obrigações convertíveis por uma empresa e simultaneamente venda das ações ordinárias da mesma empresa, com a idéia de que, se o estoque de uma determinada empresa declinar, o lucro da posição curta compensará mais do que qualquer perda na posição de títulos convertíveis, dado o valor do vínculo convertível como instrumento de renda fixa. De igual modo, em qualquer movimento ascendente das ações ordinárias, o fundo pode lucrar com a conversão de suas obrigações convertíveis em ações, vendendo essas ações no mercado valor por um valor que exceda todas as perdas em sua posição curta. Arbitragem de Renda Fixa: negociação de títulos de renda fixa em mercados de títulos desenvolvidos para explorar anomalias de taxa de juros relativos percebidas. Posições de Arbitragem de Renda Fixa podem usar títulos do governo, swaps de taxa de juros e futuros de taxa de juros. Um exemplo popular desse estilo de negociação em arbitragem de renda fixa é o "comércio de base", no qual um vende (compra) futuros do Tesouro e compra ( vende uma quantidade correspondente do potencial entregável. В Aqui, está a considerar a diferença entre o preço à vista de uma obrigação e o preço do contrato futuro ajustado (fator de conversão do preço de futuros) e a negociação dos pares de ativos em conformidade.


Estratégias direcionais.


As estratégias de negociação direcional, entretanto, geralmente se baseiam em caminhos de tendências ou outros motivos baseados em padrões sugerentes de impulso ascendente ou descendente para um preço de segurança. O comércio direcional geralmente incorporará algum aspecto da Análise Técnica ou "cartografia". Isso envolve a previsão da direção de preços através do estudo dos preços do mercado passado e do volume de dados do mercado. A "negociação" que está sendo negociada pode ser a de um bem em si (dinamismo nos preços das ações, por exemplo, ou a taxa de câmbio do euro / dólar norte-americano) ou um fator que afeta diretamente a o próprio preço dos ativos (por exemplo, volatilidade implícita para opções ou taxas de juros para títulos do governo).


A negociação técnica também pode incluir o uso de médias móveis, bandas em torno do desvio padrão histórico de preços, níveis de suporte e resistência e taxas de mudança. Normalmente, os indicadores técnicos não constituiriam a única base para o investimento de um Fundo Quantitativo de Hedge estratégia; Quant Hedge Funds emprega muitos fatores adicionais além das informações históricas de preço e volume. Por outras palavras, os Fundos de hedge quantitativos que empregam estratégias de negociação direcional geralmente têm estratégias quantitativas globais que são muito mais sofisticadas do que a Análise técnica geral.


Isso não é para sugerir que os comerciantes do dia não possam lucrar com a Análise Técnica - pelo contrário, muitas estratégias de negociação baseadas em impulso podem ser lucrativas. Assim, para os fins deste módulo de treinamento, as referências às estratégias de negociação Quant Hedge Fund não incluirão apenas estratégias baseadas em análise técnica.


Outras estratégias quantitativas.


Outras abordagens comerciais quantitativas que não são facilmente categorizadas como estratégias de Relative Value ou estratégias direcionais incluem:


Negociação de alta freqüência, onde os comerciantes tentam tirar proveito das discrepâncias de preços entre múltiplas plataformas com muitas negociações ao longo do dia. As estratégias de volatilidade administrada usam futuros e contratos a prazo para se concentrar na geração de retornos absolutos baixos, estáveis ​​e LIBOR-plus, aumentando ou diminuindo a número de contratos dinamicamente à medida que as volatilidades subjacentes das ações, títulos e outros mercados mudam. Estratégias de volatilidade gerenciadas ganharam popularidade nos últimos anos devido à recente instabilidade dos mercados de ações e títulos. & larr; O que é um Fundo de cobertura quantitativo? Top Quantitative Hedge Funds & rarr;


QuantStart.


Junte-se ao portal de membros privados da Quantcademy que atende à comunidade de comerciantes de varejo de varejo em rápido crescimento. Você encontrará um grupo bem informado de mentalistas quant pronto para responder suas perguntas comerciais mais importantes.


Confira meu ebook sobre o comércio de quant, onde eu ensino você como criar estratégias de negociação sistemáticas lucrativas com ferramentas Python, desde o início.


Dê uma olhada no meu novo ebook sobre estratégias de negociação avançadas usando análise de séries temporais, aprendizado de máquina e estatísticas bayesianas, com Python e R.


Por Michael Halls-Moore em 26 de março de 2013.


Neste artigo, vou apresentá-lo a alguns dos conceitos básicos que acompanham um sistema de negociação quantitativa de ponta a ponta. Esta postagem esperará servir dois públicos. O primeiro será indivíduos tentando obter um emprego em um fundo como um comerciante quantitativo. O segundo será indivíduos que desejam tentar configurar seu próprio negócio de negociação algorítmica "de varejo".


Negociação quantitativa é uma área extremamente sofisticada de financiamento quantitativo. Pode levar uma quantidade significativa de tempo para obter o conhecimento necessário para passar uma entrevista ou construir suas próprias estratégias de negociação. Não só isso, mas exige uma ampla experiência em programação, pelo menos em uma linguagem como MATLAB, R ou Python. No entanto, à medida que a frequência comercial da estratégia aumenta, os aspectos tecnológicos tornam-se muito mais relevantes. Assim, ser familiar com C / C ++ será de suma importância.


Um sistema de comércio quantitativo consiste em quatro componentes principais:


Estratégia Identificação - Encontrar uma estratégia, explorar uma vantagem e decidir sobre a freqüência comercial Estratégia Backtesting - Obter dados, analisar o desempenho da estratégia e remover os viés Sistema de Execução - Vinculação a uma corretora, automatizando a negociação e minimizando os custos de transação Gerenciamento de Riscos - Alocação de capital ideal " tamanho da aposta "/ critério Kelly e psicologia comercial.


Começaremos por dar uma olhada em como identificar uma estratégia de negociação.


Identificação de Estratégia.


Todos os processos de negociação quantitativos começam com um período inicial de pesquisa. Este processo de pesquisa abrange a busca de uma estratégia, considerando se a estratégia se encaixa em um portfólio de outras estratégias que você pode estar executando, obtendo todos os dados necessários para testar a estratégia e tentar otimizar a estratégia para maiores retornos e / ou menor risco. Você precisará avaliar seus próprios requisitos de capital se estiver executando a estratégia como um comerciante "varejista" e como qualquer custo de transação afetará a estratégia.


Contrariamente à crença popular, é realmente bastante direto encontrar estratégias lucrativas através de várias fontes públicas. Os acadêmicos publicam periodicamente resultados teóricos de negociação (embora na maioria dos custos brutos de transação). Os blogs de finanças quantitativas discutirão estratégias em detalhes. As revistas comerciais descreverão algumas das estratégias empregadas pelos fundos.


Você pode questionar por que indivíduos e empresas estão interessados ​​em discutir suas estratégias rentáveis, especialmente quando sabem que outros "aglomerando o comércio" podem impedir a estratégia de trabalhar no longo prazo. A razão está no fato de que eles geralmente não discutem os parâmetros exatos e os métodos de ajuste que eles realizaram. Essas otimizações são a chave para transformar uma estratégia relativamente medíocre em uma altamente rentável. Na verdade, uma das melhores maneiras de criar suas próprias estratégias únicas é encontrar métodos semelhantes e, em seguida, realizar seu próprio procedimento de otimização.


Aqui está uma pequena lista de lugares para começar a procurar idéias de estratégia:


Muitas das estratégias que você olhará cairão nas categorias de reversão média e tendência / impulso. Uma estratégia de reversão média é aquela que tenta explorar o fato de que existe um termo de longo prazo em uma "série de preços" (como a disseminação entre dois ativos correlacionados) e que os desvios de curto prazo desse significado eventualmente reverterão. Uma estratégia de impulso tenta explorar a psicologia dos investidores e a grande estrutura de fundos ao "engatar" uma tendência de mercado, que pode aumentar o impulso em uma direção e seguir a tendência até reverter.


Outro aspecto extremamente importante da negociação quantitativa é a freqüência da estratégia de negociação. A negociação de baixa freqüência (LFT) geralmente se refere a qualquer estratégia que detenha ativos por mais tempo do que um dia de negociação. Correspondentemente, a negociação de alta freqüência (HFT) geralmente se refere a uma estratégia que mantém ativos intraday. Ultra-high frequency trading (UHFT) refere-se a estratégias que possuem ativos na ordem de segundos e milissegundos. Como um profissional de varejo HFT e UHFT são certamente possíveis, mas apenas com conhecimento detalhado da "pilha de tecnologia" de negociação e da dinâmica do livro de pedidos. Não discutiremos esses aspectos em grande medida neste artigo introdutório.


Uma vez que uma estratégia, ou conjunto de estratégias, foi identificado, agora precisa ser testado quanto à lucratividade em dados históricos. Esse é o domínio do backtesting.


Teste de estratégia.


O objetivo do backtesting é fornecer evidências de que a estratégia identificada através do processo acima é rentável quando aplicado a dados históricos e fora da amostra. Isso define a expectativa de como a estratégia será realizada no "mundo real". No entanto, o backtesting NÃO é uma garantia de sucesso, por vários motivos. É talvez a área mais sutil de negociação quantitativa, uma vez que implica numerosos preconceitos, que devem ser cuidadosamente considerados e eliminados o máximo possível. Discutiremos os tipos comuns de viés, incluindo viés avançado, viés de sobrevivência e viés de otimização (também conhecido como viés de dados). Outras áreas de importância no backtesting incluem disponibilidade e limpeza de dados históricos, contribuindo com custos de transação realistas e decidindo uma plataforma robusta de backtesting. Discutiremos os custos de transação ainda mais na seção Sistemas de Execução abaixo.


Uma vez que uma estratégia foi identificada, é necessário obter os dados históricos através dos quais realizar testes e, talvez, refinamento. Há um número significativo de fornecedores de dados em todas as classes de ativos. Os seus custos geralmente variam com a qualidade, a profundidade e a pontualidade dos dados. O ponto de partida tradicional para os comerciantes quantos iniciais (pelo menos no nível de varejo) é usar o conjunto de dados gratuitos da Yahoo Finance. Eu não vou me aprofundar em prestadores muito aqui, e eu gostaria de me concentrar nas questões gerais ao lidar com conjuntos de dados históricos.


As principais preocupações com dados históricos incluem precisão / limpeza, viés de sobrevivência e ajuste para ações corporativas, como dividendos e divisões de ações:


A precisão pertence à qualidade geral dos dados - quer contenha quaisquer erros. Os erros às vezes podem ser fáceis de identificar, como, por exemplo, com um filtro de espiga, que irá escolher "picos" incorretos em dados da série temporal e corrigi-los. Em outras ocasiões, eles podem ser muito difíceis de detectar. Muitas vezes é necessário ter dois ou mais provedores e, em seguida, verificar todos os seus dados uns contra os outros. O viés de sobrevivência geralmente é uma "característica" de conjuntos de dados gratuitos ou baratos. Um conjunto de dados com viés de sobrevivência significa que ele não contém ativos que não estão mais negociados. No caso de ações, isso significa ações de saída / falência. Este viés significa que qualquer estratégia de negociação de ações testada em tal conjunto de dados provavelmente funcionará melhor do que no "mundo real", já que os "vencedores" históricos já foram pré-selecionados. As ações corporativas incluem atividades "logísticas" realizadas pela empresa que geralmente causam uma mudança de função gradual no preço bruto, que não deve ser incluído no cálculo dos retornos do preço. Ajustes para dividendos e divisões de estoque são os culpados comuns. Um processo conhecido como ajuste de volta é necessário para ser realizado em cada uma dessas ações. É preciso ter muito cuidado para não confundir um estoque de divisão com um verdadeiro ajuste de retorno. Muitos comerciantes foram pegos por uma ação corporativa!


Para realizar um procedimento de backtest, é necessário usar uma plataforma de software. Você tem a opção entre o software de back-test dedicado, como o Tradestation, uma plataforma numérica como Excel ou MATLAB ou uma implementação personalizada completa em uma linguagem de programação, como Python ou C ++. Não vou demorar muito na Tradestation (ou similar), no Excel ou no MATLAB, pois acredito na criação de uma pilha de tecnologia interna completa (por razões descritas abaixo). Um dos benefícios de o fazer é que o software de backtest e o sistema de execução podem ser bem integrados, mesmo com estratégias estatísticas extremamente avançadas. Para as estratégias HFT em particular, é essencial usar uma implementação personalizada.


Quando testar um sistema, é preciso quantificar o desempenho. As métricas "padrão da indústria" para estratégias quantitativas são a redução máxima e a Ratia Sharpe. A retirada máxima caracteriza a maior queda de pico a calha na curva de equidade da conta em um determinado período de tempo (geralmente anual). Isso geralmente é citado como uma porcentagem. As estratégias de LFT tendem a ter maiores disparidades do que as estratégias de HFT, devido a uma série de fatores estatísticos. Um backtest histórico mostrará a retirada máxima do passado, que é um bom guia para o futuro desempenho de redução da estratégia. A segunda medida é a Ratia de Sharpe, que é definida heuristicamente como a média dos retornos em excesso divididos pelo desvio padrão desses retornos em excesso. Aqui, os retornos excedentes referem-se ao retorno da estratégia acima de um benchmark pré-determinado, como o S & P500 ou um Tesouro de 3 meses. Observe que o retorno anualizado não é uma medida usualmente utilizada, pois não leva em consideração a volatilidade da estratégia (ao contrário do Ratio Sharpe).


Uma vez que uma estratégia foi testada de novo e é considerado livre de preconceitos (na medida em que é possível!), Com um bom Sharpe e reduções minimizadas, é hora de criar um sistema de execução.


Sistemas de Execução.


Um sistema de execução é o meio pelo qual a lista de negócios gerados pela estratégia é enviada e executada pelo corretor. Apesar do fato de que a geração de comércio pode ser semi - ou mesmo totalmente automatizada, o mecanismo de execução pode ser manual, semi-manual (ou seja, "um clique") ou totalmente automatizado. Para estratégias LFT, as técnicas manuais e semi-manuais são comuns. Para as estratégias HFT, é necessário criar um mecanismo de execução totalmente automatizado, que muitas vezes será estreitamente acoplado ao gerador comercial (devido à interdependência da estratégia e da tecnologia).


As principais considerações ao criar um sistema de execução são a interface para a corretora, a minimização dos custos de transação (incluindo a comissão, o deslizamento e a propagação) e a divergência de desempenho do sistema ao vivo com o desempenho testado.


Existem muitas maneiras de se conectar a uma corretora. Eles variam de chamar seu corretor no telefone diretamente para uma interface de programação de aplicativos (API) de alto desempenho totalmente automatizada. O ideal é que você automatize a execução de seus negócios o máximo possível. Isso liberta você para se concentrar em pesquisas futuras, além de permitir que você execute várias estratégias ou mesmo estratégias de maior freqüência (na verdade, o HFT é essencialmente impossível sem execução automática). O software comum de backtesting descrito acima, como MATLAB, Excel e Tradestation são bons para estratégias mais baixas e mais simples. No entanto, será necessário construir um sistema de execução interno escrito em uma linguagem de alto desempenho, como C ++, para fazer qualquer HFT real. Como uma anedota, no fundo em que costumava trabalhar, tivemos um "loop de negociação" de 10 minutos, onde iremos baixar novos dados de mercado a cada 10 minutos e depois executar trades com base nessas informações no mesmo período. Isso estava usando um script Python otimizado. Para qualquer coisa que se aproxime de dados de minuto ou de segunda frequência, acredito que o C / C ++ seria mais ideal.


Em um fundo maior, muitas vezes não é o domínio do comerciante quant para otimizar a execução. No entanto, em lojas menores ou empresas HFT, os comerciantes são os executores e, portanto, um conjunto de habilidades muito mais amplo é muitas vezes desejável. Tenha em mente se você deseja ser empregado por um fundo. Suas habilidades de programação serão tão importantes, se não mais, do que suas estatísticas e talentos de econometria!


Outra questão importante que se enquadra na bandeira de execução é a redução de custos de transações. Geralmente, existem três componentes para os custos de transação: Comissões (ou impostos), que são as taxas cobradas pela corretora, a troca e a SEC (ou órgão regulador governamental similar); deslizamento, qual é a diferença entre o que você pretendia que seu pedido fosse preenchido em relação ao que estava preenchido; spread, que é a diferença entre o preço de oferta / oferta da garantia negociada. Observe que o spread NÃO é constante e depende da liquidez atual (isto é, disponibilidade de ordens de compra / venda) no mercado.


Os custos de transação podem fazer a diferença entre uma estratégia extremamente rentável com uma boa relação Sharpe e uma estratégia extremamente rentável com uma relação Sharpe terrível. Pode ser um desafio prever corretamente os custos de transação de um backtest. Dependendo da frequência da estratégia, você precisará de acesso a dados de troca histórica, que incluirão dados de marca para preços de lances / pedidos. Equipes completas de quants dedicam-se a otimizar a execução nos fundos maiores, por estas razões. Considere o cenário em que um fundo precisa descarregar uma quantidade substancial de negócios (dos quais os motivos para isso são muitos e variados!). Ao "despejar" tantas ações no mercado, elas comprimirão rapidamente o preço e não poderão obter uma execução ótima. Daí, os algoritmos que os pedidos de "gotejamento de alimentação" no mercado existem, embora o fundo corra o risco de derrapagem. Além disso, outras estratégias "presas" sobre essas necessidades e podem explorar as ineficiências. Este é o domínio da arbitragem da estrutura do fundo.


A questão principal final para os sistemas de execução diz respeito à divergência de desempenho da estratégia com o desempenho testado. Isso pode acontecer por vários motivos. Nós já discutimos o viés avançado e o viés de otimização em profundidade, ao considerar backtests. No entanto, algumas estratégias não facilitam a verificação desses preconceitos antes da implantação. Isso ocorre em HFT mais predominantemente. Pode haver erros no sistema de execução, bem como a própria estratégia de negociação que não aparecem em um backtest, mas DO show up live trading. O mercado pode estar sujeito a uma mudança de regime posterior à implantação de sua estratégia. Novos ambientes regulatórios, mudanças no sentimento dos investidores e fenômenos macroeconômicos podem levar a divergências quanto ao comportamento do mercado e, assim, a rentabilidade da sua estratégia.


Gerenciamento de riscos.


A peça final para o enigma de negociação quantitativa é o processo de gerenciamento de riscos. "Risco" inclui todos os vies anteriores que discutimos. Inclui o risco de tecnologia, como servidores co-localizados na troca de repente, desenvolvendo um mau funcionamento do disco rígido. Isso inclui o risco de corretagem, como o corretor se quebrando (não tão louco quanto parece, dado o susto recente com o MF Global!). Em suma, abrange quase tudo o que poderia interferir com a implementação da negociação, das quais existem muitas fontes. Livros inteiros são dedicados ao gerenciamento de riscos para estratégias quantitativas, então não tento elucidar todas as possíveis fontes de risco aqui.


O gerenciamento de riscos também abrange o que é conhecido como alocação ótima de capital, que é um ramo da teoria do portfólio. Este é o meio pelo qual o capital é alocado para um conjunto de estratégias diferentes e para os negócios dentro dessas estratégias. É uma área complexa e depende de algumas matemáticas não triviais. O padrão da indústria pelo qual a alocação ótima de capital e a alavancagem das estratégias estão relacionadas é chamado de critério Kelly. Como este é um artigo introdutório, não vou me deter no seu cálculo. O critério de Kelly faz alguns pressupostos sobre a natureza estatística dos retornos, que geralmente não são válidos nos mercados financeiros, então os comerciantes são geralmente conservadores quando se trata da implementação.


Outro componente chave do gerenciamento de riscos é lidar com o próprio perfil psicológico. Existem muitos viés cognitivos que podem se aproximar da negociação. Embora isso seja certamente menos problemático com o comércio algorítmico se a estratégia for deixada sozinha! Um viés comum é o da aversão à perda em que uma posição perdedora não será encerrada devido à dor de ter que perceber uma perda. Da mesma forma, os lucros podem ser tomados muito cedo porque o medo de perder um lucro já obtido pode ser muito grande. Outro viés comum é conhecido como viés de recência. Isso se manifesta quando os comerciantes colocam muita ênfase nos eventos recentes e não no longo prazo. Então, é claro, há o par clássico de viés emocional - medo e ganância. Estes podem, muitas vezes, levar a alavancagem insuficiente ou excessiva, o que pode causar explosão (ou seja, o patrimônio da conta em zero ou pior!) Ou lucros reduzidos.


Como pode ser visto, o comércio quantitativo é uma área extremamente complexa, embora muito interessante, de financiamento quantitativo. Eu literalmente arranhei a superfície do tópico neste artigo e já está ficando bastante longo! Livros e papéis inteiros foram escritos sobre questões que eu apenas dediquei uma ou duas sentenças. Por essa razão, antes de se candidatar a empregos quantitativos em bolsa de fundos, é necessário realizar uma quantidade significativa de estudo de base. No mínimo, você precisará de uma ampla experiência em estatística e econometria, com muita experiência em implementação, através de uma linguagem de programação como MATLAB, Python ou R. Para estratégias mais sofisticadas no final de freqüência mais alta, seu conjunto de habilidades é provável para incluir modificação do kernel do Linux, C / C ++, programação de montagem e otimização de latência da rede.


Se você está interessado em tentar criar suas próprias estratégias de negociação algorítmica, minha primeira sugestão seria melhorar a programação. A minha preferência é criar o máximo de captura de dados, backtester de estratégia e sistema de execução por si mesmo possível. Se o seu próprio capital estiver na linha, você não dormiria melhor à noite sabendo que você testou completamente seu sistema e está ciente de suas armadilhas e problemas específicos? Terceirizar isso para um fornecedor, enquanto potencialmente economizando tempo no curto prazo, poderia ser extremamente caro a longo prazo.


Apenas iniciando o comércio quantitativo?


3 razões para se inscrever na QuantStart List:


1. Quant Trading Lessons.


Você terá acesso instantâneo a um curso gratuito de 10 partes, com sugestões e dicas para ajudá-lo a começar a negociação quantitativa!


2. Todo o conteúdo mais recente.


Todas as semanas, vou enviar-lhe um envoltório de todas as atividades no QuantStart para que você nunca mais perca uma postagem novamente.


Real, dicas de negociação viáveis, sem tonturas.

No comments:

Post a Comment